top of page

[RESENHA] Finale - Becca Fitzpatrick

É, complicado.


Encerrei o livro Finale, quarto e último da série Hush Hush da autora Becca Fitzpatrick. Devo dizer que esse foi o livro mais demorado para mim, enquanto os outros eu lia no máximo em três dias, esse eu custei um pouco para desenvolver.


Aqui o livro começa logo após Nora assumir a responsabilidade de liderar o exército nefilim. Nem ela, nem Patch querem essa guerra, os dois só querem curtir o namoro deles em paz, mas óbvio que isso não é possível assim tão facilmente. Pelo fato de Nora estar liderando esse exército contra sua vontade, ela conta com a ajuda de um nefilim influente e um dos companheiro de seu pai para ajuda-la nessa tarefa, conhecemos ele no final do terceiro livro, Dante.


Basicamente a história se resume a isso, mas com muito acontecimentos rolando ao mesmo tempo. Eu senti que a autora fez esse livro correndo ou foi pressionada, tudo faria mais sentido se tivesse acontecido um quinto livro ou se muita ladainha fosse cortada. Muitas coisas me incomodaram nesse desfecho e irei conta-los agora.


No terceiro livro a Nora tinha me reconquistado por ter voltado a ser uma menina decidida, mas aqui ela ficou realmente chata. Para início de conversa, praticamente 3/4 do livro nós simplesmente esquecemos que Nora lidera um exército de nefilins numa guerra contra anjos caídos. Ela praticamente não está nem aí para a guerra e do nada, passa a se importar e logo após já esqueceu a guerra novamente.

Patch precisa de todo apoio possível e logo recorre a Dabria, o que causa inúmeras crises de ciúmes em Nora e isso é extremamente entediante e irritante. Não esquecendo os momentos de insegurança dela.


Outra coisa desnecessária são alguns capítulos de Nora narrando como Dante está treinando a nova nefilim para a eventual guerra. Nora é rejeitada pelo povo nefilim por namorar um anjo caído e inventa um falso namoro com Dante para aliviar os nervos, coisa que é quase deixada de lado subitamente no livro, contando que até a protagonista esquece em um determinado momento.


Há um mistério acontecendo entre Patch e um novo anjo na trama, uma informação muito estranha que se estende durante todo o livro. Falando em Patch, ele está irreconhecível, super protetor, impulsivo, confuso e meloso. Sabe aqueles momentos em que está acontecendo algo eletrizante e ai um diz algo como "eu não posso te perder, você é tudo pra mim"? Pois é, acontece com frequência. Eu gostei do terceiro livro quando mostraram esse lado mais humano dele, mas neste volume está realmente exagerado, não parece em nada com o Patch de Sussurro.


E o pior de tudo: o que fizeram com o Scott e com a Vee? MEU DEUS! Não aceito de jeito algum.


A presença da Marcie é completamente dispensável na trama, ela simplesmente arruma as malas e vai morar na casa de Nora, com o consentimento da mãe de Nora. Tudo a ver não é? E ela só aparece mesmo no final, para fazer uma burrada sem sentido e depois do nada sumir.


Muita coisa foi praticamente empurrado em um livro de 300 páginas, tanto que esse é o livro com mais capítulos. Todos os livros nos surpreendem no final, com um vilão inusitado, mas esse aqui já dava pra entender quem era o carinha do mal desde o meio do livro.


A batalha final foi boa, porém muito rápida, praticamente foi resolvida em um capítulo. A história tem uma reviravolta nos últimos capítulos e a autora acabou revelando as coisas às pressas, com explicações atropeladas, o que é realmente chato. Após a batalha acontece coisas entediantes e enrolações, mas também tem uma coisa realmente legal que acaba dando um pouquinho de graça para o desfecho. O epílogo mostrou o que aconteceu anos depois da batalha e nada mais é do que insinuar o que Nora estava louca para fazer com Patch desde o primeiro livro. Não achei um final realmente digno, talvez se a autora tivesse tirado todas as cenas da Nora tendo suas crises de insegurança e colocado mais ação, teria mantido o climáx durante todo o livro, assim como os três antecessores. Pois é, o último não fez jus a série, mas mesmo assim é uma boa saga que nos envolve.



Título: Finale


Editora: Intrínseca


Páginas: 304


Ano da Edição: 2012


Capa: Brochura


Série: Hush Hush



Resenhas dos primeiros livros da série:


bottom of page