top of page

[RESENHA] Crescendo - Becca Fitzpatrick

É, deixou a desejar.


Hoje vim conversar um pouquinho sobre o livro Crescendo, segundo livro da série Hush Hush da autora Becca Fitzpatrick.


O primeiro livro, Sussurro, foi tão vibrante que assim que eu o terminei eu já procurei o segundo livro para dar continuidade. Infelizmente, não foi tudo o que eu esperava, o livro não é ruim, mas deixou um pouco a desejar.


O fim do primeiro livro deixava bem claro que Nora e Patch ficariam juntos, mas como sempre a autora tenta dar uma mexida na história para deixar as coisas interessantes, porém aqui o resultado só conseguiu ser irritante. Nora tem uma inimiga desde o seu ensino fundamental, Marcie. Essa personagem apareceu bem pouco no primeiro volume, mas em Crescendo ela aparece demais e ela é o motivo da discórdia durante todo o enredo.


Nora se tornou uma menina completamente briguenta e impulsiva. Como o livro é narrado em primeira pessoa, sabemos o que ela sente em detalhes, só que aqui temos uma reação diferente do primeiro livro, não dá para entender a Nora. Logo no inicio, ela e Patch rompem o relacionamento por causa de Marcie. Nora fica enfurecida e acaba fazendo acusações contra Patch, aquele famoso sentimento de "meu namorado não me ama", notamos que Patch se irrita diversas vezes e é impossível não concordar com ele. Patch também perdeu o seu jeito calmo e despreocupado, passando a ficar tenso e a maioria das vezes é pela infantilidade de sua parceira. Ela faz aquele tipo "estou sentindo tal coisa, mas vou fingir que não, vou mostrar que sou durona".

Após o término, ela faz coisas que botam até mesmo sua vida em risco, só para mostrar a Patch que está bem, uma prova disso é ir a um bar extremamente perigoso, na companhia de uma pessoa que até então ela considerava insuportável. Scott é o nome dele (e guarde esse nome, por que ele é importante), um menino que ela conheceu na infância, se mudou para longe mas voltou a cidade aparentemente fugindo de algo. Ele é interessante e fiquei decepcionada de não ter explorado mais ele, de dar uma chance dele crescer nesse livro, algumas partes ele aparece para Nora causar ciúmes em Patch, mas mesmo assim deixa aquele ar de que tem algo estranho no ar.


Apesar de tudo de ruim, Nora continua investigando e não se contentando com meias respostas, ainda bem que ela preservou isso.

O livro é irritante nas partes dos ataques de Nora, mas há coisas interessantes aqui, como o que Scott realmente é e se ele tem consciência disso, todo o mistério em volta dele deixa o leitor apreensivo. Revelações sobre a descendência de Nora também é algo que nos faz persistir no livro, para obter respostas, respostas impressionantes. Patch está mais misterioso do que nunca e ele aparece muito pouco no livro, deixa curiosidade saber o motivo. Rixon, melhor amigo de Patch, ganha mais aparição aqui, sendo um elemento importante pra história e também o alívio cômico de Vee é sempre um presente, ela sempre consegue se meter em confusão fazendo sentir afeição impressionante por ela.


Mas, a cereja do bolo é a última página do livro, é um dos casos em que o final compensa toda a ladainha do enredo. Repito, o livro não é ruim, apenas a protagonista se tornou muito irritante, mas tudo isso é jogado para o lado no final da trama. A autora conseguiu fazer um gancho muito bom para a sequência e espero que seja muito bem aproveitado, pois abre um leque de possibilidades. O livro é legal, não tanto quanto o primeiro, mas o final surpreende demais e realmente vale a pena ler a sequência.


Se quiser entender melhor e saber mais sobre a série, aqui está o link com a resenha do primeiro livro, Sussurro.


Leiam, é uma série envolvente, cativante e de tirar o fôlego.


Título: Crescendo

Editora: Intrínseca

Páginas: 288

Ano da Edição: 2011

Tipo de Livro: Brochura

Série: Hush Hush

bottom of page