top of page

[RESENHA] #MLdeFérias - Sussurro - Becca Fitzpatrick

QUE LIVRO É ESSE?!


Sim, esse livro faz parte da minha TBR da Maratona Literária de Férias na categoria em que um amigo me recomendou esse livro. Na verdade amiga e eu não consigo expressar o quão arrependida eu estou de não ter dado ouvidos há dois anos. Sussurro é o primeiro livro da série Hush Hush da autora Becca Fitzpatrick, lançado em 2010 no Brasil.


A história

Eu fiquei com certo medo desse livro ser uma perda de tempo, daquela velha história de uma menina sendo disputada por dois caras e ser a protagonista sem sal, mas isso definitivamente não acontece aqui.


Nora é uma menina comum, que não faz questão de ter muitos amigos, mas não abre mão de Vee que é sua melhor amiga. Ela perdeu seu pai a pouco tempo, vítima de um assassinato e mora com sua mãe, que faz muitas viagens a trabalho para manter a casa. Nora faz resenhas para o eZine e sua amiga também, elas vão ao cinema, assistem filmes em casa juntas, vão em festinhas. O que uma adolescente realmente faz.

Nora é determinada e desconfiada, mas tem o cuidado de não deixar transparecer isso.


O enredo realmente começa quando em uma aula de biologia, o professor manda os alunos trocarem de lugar e ela acaba fazendo par com um menino novo da sala, que desde o início das aulas ninguém nem sequer ouvira a voz dele, o nome dele é Patch. Por causa de um trabalho escolar, eles acabam se comunicando e ela inicialmente detesta ele, com o jeito dele calmo, de não ligar para nada, de ser totalmente despreocupado, enquanto ela é totalmente focada nos estudos. Mas além desse jeito calmo dele, ela sente que ele é perigoso.


Depois de conhecer Patch, acontecimentos muito estranhos passam a acontecer com ela, como sensação de perseguição, ouvir vozes e ver coisas que cinco minutos depois não estão mais lá. Porém, nesse meio tempo, um menino que acabara de ser transferido para sua escola se aproxima de Nora e se torna seu amigo, mas aquele amigo que quer algo a mais, entendem? Convida ela para sair, elogia demais e é muito atencioso. Um dia mexendo na internet da biblioteca ela descobre que esse menino é suspeito em um caso policial na sua antiga escola. E agora? Quem está amedrontando tanto Nora? Por que estão fazendo isso? Será que ela realmente está sendo seguida ou é coisas de sua imaginação? Será que deveria desconfiar de Patch só pelo seu jeito perigoso ou de seu novo amigo que já tem ficha criminal?


Isso que faz o livro ser tão interessante e faz o leitor se prender totalmente a história, o mistério, descobrir as coisas, o desejo de sanar as dúvidas. E a revelação é realmente surpreendente.


Mas não são apenas espinhos, há momentos realmente legais onde você se pega torcendo por Patch e Nora, é um divertimento ver como eles se relacionam, como ela se irrita fácil com ele e como ele parece gostar disso, e há momentos que rimos com a Vee, que é engraçada demais e não precisa de convite para fazer alguma besteira. E além de tudo isso, é IMPOSSÍVEL não se apaixonar pelo Patch, eu quero ele pra mim.


O livro é narrado em primeira pessoa, então a autora consegue passar todas as sensações de Nora para o leitor, ficamos confusos, perturbados e as vezes dá até raiva de algumas decisões dela. A narrativa é tão fluída que nos agarramos ao livro.


Recomendo muito esse livro, eu terminei em um dia e não consegui largar até finalizar. Vale a pena ler o livro de uma série, onde a protagonista não é aquela que não sabe de nada ou que só sabe fazer besteira. Recomendadíssimo.



Título: Sussurro

Editora: Intrínseca

Páginas: 259

Ano da Edição: 2010

Tipo de Livro: Brochura

Série: Hush Hush

bottom of page