top of page

[HQ] Azul é a Cor Mais Quente


Título: Azul é a Cor Mais Quente

Título Original: Le Bleu Est Couleur Chaude

Ano de Publicação: Novembro de 2013

Editora: Martin Fontes

Número de Páginas: 160

País: França

Autor: Julie Mardoh


Olá, pessoas.


Hoje vim falar dessa HQ linda que enrolei anos para ler e me arrependi amargamente. É uma Graphic Novel francesa e ela se resume em contar sobre a vida, suas felicidades, suas tristezas, problemas e como cada um se comporta perante isso.


Clémentine é uma menina de 15 anos, que está no colegial e passando pela fase de mudança de descoberta de si. Ela começa um relacionamento com um menino de sua escola, porém quando eles fazem amor, Clémentine não sente nada. Clémentine resolve terminar com o menino e começa a se questionar o que está acontecendo. Enquanto caminha pela rua, Clémentine passa por uma menina de cabelo azul, elas se olham e se encaram um momento e isso já o suficiente para Clémentine ter sonhos nada inocentes com a estranha de cabeleira azulada.


A partir desse momento, Clémentine começa a se questionar sobre sua sexualidade e ela definitivamente não aceita isso, tem medo dessa mudança e começa o conflito interno. Ela tem um amigo homossexual também que a leva para um bar gay, mais frequentado por homens, então ela decide sair e ir para outro bar, no caso mais frequentado por mulheres. Lá ela se depara com ninguém menos que a moça que passou por ela na rua e lhe causou sonhos reveladores: a menina do cabelo azul.


O nome dela é Emma e as duas começam uma conversa sadia e interessante. Elas acabam se aproximando. Emma é estudante de artes plásticas e é mais velha que Clémentine. Assim, as duas criam um laço de amizade e a confusão dentro de Clémentine só aumenta, pois ela se descobre lésbica, porém não aceita isso.

No dia seguinte, Emma decide visitar sua amiga na saída da escola e isso causa um enorme rebuliço. Clémentine logo arrasta Emma para longe da escola e a menina das madeixas azuis logo percebe e fica um pouco magoada.


Depois desse acontecimento, Clémentine chega na escola e acaba passando por uma situação que ela temia tanto: preconceito. E ainda de uma amiga muito próxima. Isso arrasou Clémentine.



Assim, Clémentine começa a sentir repulsa pelo que sente e achar que é muito errado, tanto que ela questiona a Emma como ela pode se aceitar ser assim, pois para Clémentine isso é contra a sua natureza. E a resposta de Emma é a melhor possível ...


A partir daí, Clémentine passa a entende tudo o que está acontecendo, mas ainda tendo uma certa dificuldade em aceitar, até que em uma conversa com seu amigo e ele dá todo o apoio moral que ela precisa.



Então, Clémentine resolve finalmente se aceitar do jeito que é. Ela e Emma se aproximam muito e por conta de alguns conflitos internos, elas tem uma certa dificuldade, mas acabam ficando juntas.

Porém, uma briga horrível com os pais de Clémentine dá uma reviravolta na trama.


Elas vão morar juntas e muitos anos se passam, o relacionamento delas acaba se desgastando pelo fato de Emma (que deixou o cabelo azul para trás) começou a se dedicar demais a artes plásticas. Todo o conflito entre elas é penoso e triste, o resto dessa trama eu não posso contar, você só descobrirá se ler.


É uma Graphic extremamente delicada e realista, apontando a fase de uma pessoa em descoberta, aceitação, mudanças, conflitos, preconceito, amor e suas barreiras.


Toda a história é contada de um modo tranquilo e nada forçado, todas as coisas fluem bem, todas as abordagens. É na verdade uma HQ sobre a vida, nada mais.


A HQ é contada através da leitura do diário de Clémentine, então todas as cenas dessa leitura são em preto e branco ou cinza e a única cor que tem destaque é o azul, na maioria dos quadros, o azul do cabelo de Emma e isso é lindo, de saber que aquela cor tem um real significado, podemos dizer que simboliza a descoberta do novo para Clémentine.


Personagens com personalidades diferentes: Clémentine, insegura, nunca aceita por completo o que sente, o que faz e o que está acontecendo. Emma, segura de si, decidida e nada impotente. Isso é lindo na HQ, duas pessoas muito diferentes que se apaixonam e se amam acima de tudo.


Uma graphi sobre vida, sobre superação e acima de tudo sobre amor.


Vale muito a leitura, recomendo demais e também há um filme, que ainda não vi mas já pretendo assistir logo e vir aqui contar para vocês.


Espero que tenham gostado e digo sem medo: apostem nessa obra de arte. Um abraço e amanhã eu volto com minha TBR da Maratona Literária do Desespero. Até mais.

bottom of page