Eu assisti: Fallen
Olá, pessoal.
Hoje eu trouxe um post sobre o filme Fallen, adaptação do livro de mesmo nome da autora Lauren Kate.
Venho aqui deixar claro que é apenas a minha opinião, espero que esse post traga comentários e críticas construtivas, que possamos debater e dialogar perfeitamente, ok? Então vamos lá.
• Sinopse do filme
"Responsabilizada pela misteriosa morte de seu namorado, Lucinda Price vai para um reformatório. Em Sword & Cross ela se aproxima de Daniel Grigori, sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios, e também não consegue se manter afastada de Cam Briel, outro que luta há tempos por seu amor."
A sinopse deixa qualquer fã intrigado pela clara intenção de um triângulo amoroso. Ainda mais pela última parte sobre o Cam, o que é totalmente controverso em relação ao livro.
• Os personagens
A Penn está simplesmente maravilhosa. A atriz, Lola Kirke nasceu para esse papel: demonstrou uma pessoa engraçada, divertida, inteligente e muito amiga.
Arriane também estava espetacular, mesmo tendo pouquíssimas aparições no filme, a atriz Daisy Head captou muito bem a essência da Arriane.
O mesmo aconteceu com Roland, mesmo aparecendo bem pouco, o ator Malachi Kirby tem o ar tranquilo, provocador e engraçado do Roland.
Cam Briel está incrivelmente ótimo com o Harrison Gilbertson, ele tem o ar misterioso e tranquilo do Cam, posso dizer que ele surpreendeu muita gente que não aprovou sua escolha para o papel. Gostei muito dele.
A Sianoa, a mais querida pelos fãs da saga por ser super atenciosa, não decepcionou como Molly, apesar de seu traje um pouco berrante, ela cumpriu seu papel em importunar a protagonista.
Srta Sophia, infelizmente a Joely Richardson aparece também muito pouco, sinceramente eu esqueci muitas vezes que ela estava participando do filme.
Gabbe tem no máximo três falas no filme e isso me deixou um pouco irritada, pois a Hermione Corfield não teve tempo de tela para desenvolver sua personagem e nem para o essencial que o livro tenta nos passar: ela e Daniel, nós sentirmos o ciúme de Luce vendo eles dois. Gabbe definitivamente é esquecida no filme.
Minhas decepções, Luce e Daniel. Addison simplesmente não conseguiu me cativar como Luce, sempre parecendo acanhada, na retaguarda, impotente.
Jeremy se mostrou um Daniel paranóico, nervoso só de ver a Luce, não consegui sentir nele aquele Daniel um pouco esnobe do livro e que realmente está querendo mostrar ser indiferente a Luce.
Alguns atores conseguiram simplesmente incorporar o personagem, alguns não. Creio que poderia ter mais tempo de tela para alguns secundários, mas infelizmente isso não aconteceu.
• O filme
O filme tem 1 hora e 32 minutos de duração, um período relativamente curto para um filme, mas que bem trabalhado e bem amarrado resultaria em um filme pequeno, porém coeso. Mas infelizmente não é isso que acontece aqui.
O filme já começa pecando em contar as coisas mais importantes da trama nos primeiros dez minutos de filme. Em uma conversa simples entre o grupo de amigos Gabbe, Roland e Arriane, eles já informam ao telespectador o que pode acontecer a Lucinda, algo que deveria ser guardado e reservado para ser revelado no momento certo. É extremamente desperdiçado todo o tempo do filme com cenas de conversas sem nexo, pois em 20 minutos de filme, Lucinda já sabe sobre acontecimentos passados e sobre seu laço com Daniel.
Não há nenhum desenvolvimento do vilão e isso deixa muitas pontas soltas, só é deixado explicito que há realmente um vilão e quem ele é, em três minutos e no último ato, mesmo assim o suposto vilão desaparece, deixando muitos sem compreender o que aconteceu.
Tudo acontece rápido demais, tudo é extremamente corrido no ato final, os acontecimentos surgem repentinamente e é uma mistura que causa confusão: a luta, a revelação, a solução, tudo é feito nos minutos finais da trama. O último ato é o melhor por ter mais acontecimentos, porém se torna confuso, todas as revelações poderiam ter sido desenvolvidas ao longo da trama.
São uma hora e meia de filme que poderia ter sido bem divido e os atos bem elaborados, porém houve muita perda de tempo em explicar coisas que não deveriam ser expostas no primeiro filme e mesmo assim deixaram de amarrar bem todos os acontecimentos. O desfecho é simplesmente repentino, simplesmente o filme acaba sem ninguém esperar.
A fotografia do filme é algo realmente bonito, são cores lindas, cenários rústicos e góticos que foram muito bem feitos, trás realmente a essência do mundo que a Lauren criou para o reformatório.
Um problema que me incomodou bastante foi os cortes excessivos durante todo o filme, foram muitos cortes e a maioria desnecessários. Corte de câmera, de cena, de fala, todas desnecessárias.
Os efeitos especiais são medianos, visando o baixo valor que a produção teve.
• Melhor cena
Aula de esgrima, Lucinda e Daniel lutando um contra o outro, é uma cena eletrizante, animadora e envolvente. A ação, o movimento é lindo e a sincronia dos atores é ótima aqui. De longe a melhor cena do filme.
• Pior cena
Cam leva Lucinda para um bar e Daniel aparece e começa uma discussão entre os dois, enquanto Luce simplesmente foge. Essa cena foi totalmente distorcida do livro e eu realmente não entendi ela por completo, como a Lucinda fugiu e como ninguém se importou com isso. Deixou transparecer que essa cena foi colocada só para ter um conflito e muito mal elaborado.
• Nota final
Eu sou uma grande fã da série e assisti o filme duas vezes.
A primeira eu vesti uma capa de alguém que não sabia da história, levei um amigo que nada sabia da trama e a minha intenção era redescobrir esse mundo. Sai da sala do cinema com muitas dúvidas e meu amigo também, para quem não leu o livro o filme deixa muitas pontas soltas e mesmo com seu excesso de explicações conseguiu deixar uma grande confusão.
Na segunda vez fui como fã, uma pessoa que quer sentir a essência do livro, que quer ver referências. Teve cenas clássicas do livro, mas a essência eu realmente não consegui sentir, fiquei emocionada de ver alguns personagens do mesmo jeito que imaginei, porém me decepcionei bastante em outros aspectos.
O filme sofreu com troca de produtoras e problemas com a data de lançamento, baixo orçamento e com o peso do nome da saga, mas creio que tinha muito potencial para ser um filme incrível, mas infelizmente isso não ocorreu por conta de um roteiro falho e cheio de pontas soltas.
Em geral, eu esperava mais do filme, há alguns acertos, mas por outro lado há diversos erros, mas vale a pena você mesmo assistir e tirar sua própria conclusão.
É isso pessoal, espero que tenham entendido o meu ponto de vista e comentem aqui se você gostou ou não e os motivos, vamos ter um debate legal, sensato e saudável sobre o filme. Espero vocês para o próximo post ♥