top of page

A Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo)

Estamos aqui novamente para falar da série As Crônicas de Gelo e Fogo, hoje sobre o segundo livro A Fúria dos Reis.


ALERTA!

Se você não leu o primeiro livro aqui com toda certeza terá spoilers de Guerra dos Tronos, então volte mais tarde, a não ser que não se importe. Está por sua conta ;)


O autor preserva seu modo de narrar, dando cada capítulo para um personagem especifico, assim podemos ter uma visão de tudo que está acontecendo, já que cada um está em um lugar diferente. Com a morte de Eddard Stark no primeiro livro, os personagens que continuam tendo capítulos são: Arya Stark, Bran Stark, Catelyn Stark, Daenerys Targaryen, Jon Snow, Sansa Stark e Tyrion Lannister.

Além deles, temos mais dois personagens que para completar a lista: Theon Grejoy (o melhor amigo de Robb Stark que foi mantido como protegido dos Stark, ele aparece com frequência no primeiro livro, mas nunca teve foco) e um personagem novo, Davos Seaworth.


O livro começa com um cometa vermelho passando pelo céu, um cometa que apareceu depois do nascimento dos dragões de Daenerys, e que pode ser visto por todos em todos os lugares. Como podemos perceber o livro já começa exatamente onde o primeiro parou, dando uma continuação ótima e fluída. Mas esse cometa é comentado bastante no começo do livro, logo após a metade ele é esquecido.


Aqui no segundo livro, como já foi dito que começa a partir do acontecimento do final do primeiro livro, mostra mais as consequências do que ocorreu ao longo do primeiro livro, mais precisamente sobre a morte do Rei Robert e a pose de Joffrey ao trono.

Nesse livro todo mundo quer ser rei e Westeros vira uma bagunça por assim dizer. Ao fim do primeiro livro vemos que Robb Stark se nomeia Rei do Norte, Daenerys Targaryen se torna Rainha do outro lado do mar e Joffrey se torna Rei de Westeros. Mas tem mais gente querendo ser rei.


No prólogo do livro somos apresentados ao lugar onde um dos irmãos de Robert Baratheon, Stannis, que vive em Pedra do Dragão. Lá ele recebe a notícia de que Joffrey é o novo rei dos Sete Reinos, porém irmão mais novo de Robert, Renly, se auto proclama Rei e quer tomar o Trono de Ferro para si. Enfurecido, Stannis Baratheon arruma seu exército para enfrentar o irmão e o sobrinho, já que Stannis tem certeza de que Joffrey não é filho de Robert.

Para melhorar, Balon Greyjoy (pai de Theon Greyjoy) se proclama Rei das Ilhas de Ferro.


Sim, meus amigos, temos 5 reis e 1 rainha. Aqui nós vemos os acontecimentos que deram origem ao título do livro, A Fúria dos Reis.


Renly ataca o irmão, Stannis. Robb ataca o exército de Joffrey. Stannis ataca Joffrey. E assim por diante, estão em uma real guerra. Que não tem um fim nesse livro, só para deixar claro.


Agora falando sobre os personagens.


Arya consegue se virar muito bem e ela faz uma viagem quase completa por toda Westeros, o final do último capítulo dela nos deixa com uma pulga atrás da orelha para o próximo livro.


Bran permanece em Winterfell, apenas com seu irmão Rickon, cuidando do castelo na ausência de seu irmão mais velho e algo horrível acontece com ele, você precisa ler para saber.


Catelyn viaja para ajudar seu filho Robb com tentativas de algumas negociações.


Daenerys apareceu pouquíssimo no livro e ela enfrenta poucas e boas tentando conquistar alguns navios para viajar pelo mar e reclamar seu trono em Westeros.


Jon Snow viajar com a Patrullha da Noite para tentar achar seu tio e também descobrir mais sobre os Outros. Nesse livro, no fim, ele é obrigado a fazer algo que não quer, para conseguir se salvar.


Sansa aqui deixa de ser iludida da vida e acorda para vida. Ela gera um ódio tão grande por Joffrey, o que é mais que compreensivo. Ela também gera um laço com Cão de Caça e escapa de muitas enrascadas graças a ele.


Tyrion Lannister passa a maior parte do livro sendo a Mão do Rei, já que seu pai não pode tomar pose de seu título de mão e ele passa por poucas e boas, porém ele é inteligente e consegue se livrar de algumas coisas. ALGUMAS.


Agora aos personagens “novos”


Theon é um enorme babaca, sério. Ele tem uma sede de se provar que trai a amizade e confiança de Robb, seu melhor amigo. Robb o manda para cada de seu pai para acordar algo e Theon se aproveita disse e toma Winterfell, se tornando Senhor de Winterfell, mas as coisas não acabam bem para ele, como eu disse, ele é babaca.



Davos se tornou um personagem que me cativou. Ele é racional e sincero. Ele é um empregado de Stannis e assim um personagem introduzido em um lugar para sabermos mais da história. Ele não concorda com muitas coisas, mas mesmo assim vai para guerra com seu amigo.


Bom, conclusões sobre o livro, ele é uma sequência ESPETACULAR. Ele parece ser uma boa transição entre o primeiro livro (acontecimentos antes da guerra) e o terceiro livro (que pode ser um pós-guerra). A experiência está sendo incrível e pretendo ler o terceiro livro o mais rápido possível pois eu preciso muito saber o que acontece e esse final ... sem palavras.


Ganhou 5 livrinhos de tão bom que é.


Essa é a resenha de hoje, meus amigos, espero que tenha sido esclarecedor e com poucos spoilers do segundo volume, já do primeiro é inevitável kkk. Até a próxima resenha, beijinhos de luz ;*

Título: A Fúria dos Reis

Editora: LeYa

Páginas: 656

Ano da Edição: 2011

Tipo de Livro: Brochura

Série: As Crônicas de Gelo e Fogo

bottom of page