top of page

[Resenha]: CopoVazio

Olá olá.

Hoje vim falar de um livro chamado Copo Vazio de Menalton Braff.

Esse livro tem uma escrita fácil e gostosa de ler, na verdade, ler esse livro em 1 ou 2 dias não é problema algum, pois a leitura flui muito bem.

O livro começa com um acontecimento incômodo. Júlio é acordado no meio da madrugada por uma pessoa que pede para que ele esconda um pacote e essa pessoa não é ninguém menos que seu amigo chamado Eduardo, por quem ele tem muito apreço, então Júlio esconde o embruho. O problema é que Eduardo é envolvido em meio perigoso, a Organização. Até ai se mantém o suspense.

O livro gira em torno da vida de Júlio, um menino que tem uma vida bastante complicada.

Seus pais são divorciados e ele mora com sua mãe, apesar de toda a insistência de seu pai para morar com ele, Júlio prefere continuar com sua mãe que sofre sérios problemas com bebidas alcoólicas. Júlio até sente vontade de ir embora com o pai, mas ele se sente responsável por sua mãe, já que ele a vigia em relação a bebida e a única fonte de renda é a pensão dada pelo pai, que na verdade dá o dobro do que foi decretado pela justiça.

Júlio foi para uma escola nova, onde odeia tudo e todos. Ele tenta manter uma pose de durão para terem medo dele e assim se sente respeitado. Até que em uma aula, um professor pediu para uma aluna, Marta, ajudá-lo em um exercício. Depois disso, a mentalidade de Júlio passa a mudar e ele se apaixona pela menina. Com essa aproximação, Júlio se encontra com Eduardo pedindo para ele retirar aquele pacote misterioso de sua casa, pelo fato de ter alguém rondando sua casa, e assim é feito. Quando Marta descobre que Júlio tem amizade com Eduardo, pede para Júlio se afastar do menino que assim o faz. E o namoro segue tranquilo. As coisas parecem começar a dar certo. Eduardo diz que tem que se esconder um tempo e Júlio se sente aliviado, mas as coisas começam a vir a tona e a vida que começava a dar certo, começa a ruir.

Apesar de ter um tema e um objetivo realmente bom, o livro tem muitos problemas. O final do livro já era previsível, sinceramente antes da metade do livro já dá para imaginar o que iria acontecer. Porém, eu esperava que aconteceria mais algo depois disso, mas isso não ocorreu. O livro simplesmente terminou, puff.

Outro grande problema foi os diveeeeersos pontos soltos que o autor deixou no livro. Principalmente em relação ao Eduardo. Na minha opinião, o autor se perdeu no desenrolar da trama, abrindo diversos parenteses e não fechando algum.

Eu gostei do livro no começo, criei expectativas e fui, de certo modo, decepcionada.

Mas e aí, alguém já leu Copo Vazio? Tem opiniões diferentes? Conta pra mim ;)

Beijos, amados.

Título: Copo Vazio

Editora: FTD

Autor: Menalton Braff

Páginas: 176

Ano de Produção: 2010

Tipo de Capa: Brochura

bottom of page