top of page

[RESENHA] #MLdeFérias - O Pequeno Príncipe (Livro e Filme)

Olá, queridos (as).


Trouxe uma coisa diferente hoje, uma análise de um livro e de um filme. Bom, como vocês viram no título já sabem do que eu vou falar: Pequeno Príncipe.

O livro

Vamos começar pelo livro. Muitas pessoas podem ler esse livro e pensar que é um livro para crianças, bobo e sem pé nem cabeça, mas quem acha isso comete um leve engano. O pequeno livro aborda coisas na qual os próprios adultos sofrem. Fatores como o valor da amizade, o amor e suas dificuldades, desistências, cativação, perda da infância e, acima de tudo, lembranças, são expostas aqui no livro.


O livro começa com um homem contando sua experiência com desenhos quando criança. Os adultos da sua época diziam para ele parar de desenhar e pensar em coisas "mais importantes" como gramática, história e outras coisas. Essa criança cresceu e se tornou aviador que acabou de ter um problema no avião e caiu no meio do deserto. Enquanto tentava consertar seu aparelho, eis que surge um menino pedindo que lhe desenhasse um carneiro. Ora, estranho não? Um menino aparece do nada no meio do deserto lhe pedindo para desenhar? A coisa fica mais estranha quando ele descobre que o menino não é desse planeta, mas na verdade ele veio de um asteroide. O Asteroide B-612.


Assim começamos a conhecer a história d'O Pequeno Príncipe. Ele mora em um asteroide muito pequeno, em que ele já viu o pôr do sol 44 vezes só arrastando a cadeira para trás. Ele cuidava desse asteroide, do seu lar, que tem 3 vulcões (um inativo) e tem um predador: o baobá. Os baobás são plantas enormes e o Pequeno Príncipe deve retira-los antes que cresçam, pois eles podem tomar seu asteroide causando uma catástrofe. Mas, enquanto retirava um brotinho de baobá, ele percebeu um broto diferente e então esperou que crescesse para ver que planta era. Era uma rosa. Ele fazia de tudo para proteger sua rosa e eles se amavam, mas pela extrema vaidade da rosa o Pequeno Príncipe resolveu partir e veio parar na Terra. Durante esse trajeto. ele visitou vários outros asteroides e conheceu muitos adultos, ele os julga muito estranhos. As coisas que acontecem com o menino aqui na Terra também são boas lições e a relação d'O Pequeno Príncipe com o aviador é muito afetiva. O livro realmente nos dá muitas lições e toca o nosso coração. Não é só mais um livro fofinho, é um livro que ensina tanto crianças como adultos.

O filme

O filme de 2015 não é uma adaptação do livro por assim dizer. Sabe todos os fatores que disse lá acima que são apresentados no livro? Então, o filme pega esses fatores e monta uma outra história.


Aqui mostra a amizade do próprio aviador da história original, agora já um senhor de idade, com uma menininha. Essa menina está disputando para entrar em uma escola super renomada e sua mãe é super controladora, a menina tem hora até para fazer xixi. Elas se mudam para uma cidade onde tudo é cinza e monótono e na casa de seu vizinho há uma casa linda, colorida e cheia de vida, onde vive o aviador.

A mãe da menina monta um "plano de vida" onde a menina tem horário para tudo, onde ela tem que seguir a risca para assim conseguir uma vaga para o colégio. O aviador vê que a menina precisa de um amigo, que está perdendo sua infância suprindo todas as expectativas de sua mãe e manda um aviãozinho de papel pela janela da menina ( nesse papel vem a primeira parte da história d'O Pequeno Príncipe, desenhadas pelo próprio aviador, no caso a primeira página do livro), a menina joga o papel fora, só que mais tarde por um acontecimento, ela volta atrás e lê o aviãozinho e assim começa uma boa amizade. A menina passa a deixar seu plano de vida de lado e vive sua infância, brincando e se divertindo. O filme tem vários flashs da história do Pequeno Príncipe, onde os personagens parecem ser feitos com colagens de papel que são impecáveis, dando essa visão do que é a história central e do que é a história contada pelo aviador. O decorrer da história é realmente emocionante e eles colocaram toda a essência do livro em uma história diferente.

Arrisco dizer que eu gostei mais da história do filme do que da original, mesmo tendo algo que me intrigou.

Dou um milhão de livrinhos para essa história, tanto o filme como o livro. São histórias que tanto crianças como adultos devem refletir.


Amei e irei reler/rever esse livro/filme quantas vezes for necessário. E você já leu ou viu o filme? O que você achou? Gostaria de saber.


Até a próxima resenha que nesse período de #MLdeFérias terá de montão kkk


Beijos de luz :*


bottom of page